terça-feira, 16 de abril de 2013

1º PROJETO DE MINHA AUTORIA : '' PEQUENO LEITOR''

  


I. Introdução

Este projeto foi criado e desenvolvido ,em sala de aula ,pela Professora Gisélia Aparecida Pacheco Garcia Cazetto,docente efetiva na EMEI  do '' Parque Infantil Savero Tramonte''.
Falando sobre o projeto a educadora afirma: '' Sempre planejei minhas aulas a partir de histórias ,parlendas ,músicas ,rimas ,etc,possibilitando ,assim ,o contato dos alunos com o mundo da imaginação e da leitura .
Trabalhada da maneira lúdica ,a leitura passa a ser uma poderosa ferramenta pedagógica pois motiva ,bem como faz com que os pequenos viagem e descubram o universo da leitura e da escrita de maneira prazerosa ''.
Explica ,também ,que o projeto é resultado de pesquisa e experiências vivenciadas ao longo de sua carreira .

II. Descrição do Projeto:

Etapas:

1.Escolha da História ,parlenda ,música ,rima ,etc...pelo professor .
Neste processo ,é preciso que o educador faça alguns ajustes ,no sentido de modificar os nomes das personagens para que estes sejam iniciados pelas vogais ou letras que se pretende trabalhar durante o bimestre.
No projeto usei várias maneiras para contar a história :



Com o livro


Caixa de história feita de papelão
As crianças narrando a história para os coleguinhas

Através de fantoches

Resumo da história com a ajuda das crianças em cartaz


2. O objetivo é ensinar as vogais ,as letras ,as famílias silábicas bem como noções sobre narrativa .

3.Além disso ,a história serve como ponto de partida para o desenvolvimento de temas transversais como : cidadania ,meio-ambiente ,saúde ,ética ,entre outros .

Nessa hora o peixinho Osmar entra em cena e vai morar na sala de aula até o final do projeto.
Fase que  trabalhamos sobre o meio -ambiente (animais aquáticos mares,rios ,poluição etc.)
O interessante é que eles acreditavam que era opeixinho Osmar '' personagem da história '' que estava ali na sala de aula ,rsrsrs...


4.Visando esta interdisciplinaridade ,criou-se a  ''cortina pedagógica''(expostano quadro -negro com o painel da história que está sendo trabalhada ).Ela pode ser usada tanto aberta quanto fechada ,pois além do trabalho pedagógico,serve também para enfeitar e dar um ar de encantamento a sala.
 
 
5.Após a familiarização com a história o próximo passo é a roda da leitura.
 

 
6.Os alunos sentam-se em círculo .No meio dele ,são colocadas fichas com palavras escritas pela professora .Ao desvirar a ficha , a criança tenta ler o que está escrito .Nesta convivência com a leitura ,vão aprendendo com que letra inicia e termina a palavra ,as famílias silábicas ,número de letras  e outras questões levantadas pela professora . Essa brincadeira orientada faz muito sucesso entre os alunos ,pois estes não querem parar e ,ao mesmo tempo ,querem acumular mais e mais fichas .
Existem regras combinadas : não vale assoprar ; o silêncio é necessário para a concentração ;para cada acerto todos aplaudem.
Quando não há acertos ,o professor vai dando dicas para que o aluno acerte.
 
 

Aqui eles levam a ficha do personagem a figura na cortina pedagógica




7.Caderno de leitura :é um caderno com registro da leitura trabalhada em sala de aula .
 
Este caderno também é levado para casa onde a criança faz a leitura para os pais.
 
Este caderno é levado para casa ,cabendo ao aluno ,como tarefa ,colorir e fazer a leitura para seus pais.Eles '' leem''sem saber realmente ler,mas começam a ter noção de que tudo o que falamos pode ser escrito .
Em outro dia da semana ,os alunos levam um livro de histórias para casa .Caberá aos pais fazerem a leitura para a criança.
 
 
9. Na devolução do livro ,os alunos fazem a interpretação da história através de desenhos .
 
10. Os desenhos são arquivados e , ao final do ano ,propõe -se confeccionar um Livro de Histórias com Ilustrações  feitas pelos alunos ,além de um marcador de páginas ,com o autógrafo da criança será entregue aos pais.
 
III. Culminância do Projeto
 
1.Exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo;
 
2.Apresentação de peça musical teatralizada sobre o meio ambiente ,autoria da professora Gisélia .
Tema: Mágico de  Óz e Alice num país em apuros


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário