domingo, 21 de abril de 2013

2º ''PROJETO DE MINHA AUTORIA:''PROJETO MALA SURPRESA''

Em minhas pesquisas pela internet  encontrei um dia a foto de uma professora com seus alunos trabalhando um  projeto chamado mala surpresa,mas apenas relatava alguns detalhes sem expor dados suficientes .A partir dessa ideia resolvi montar um projeto parecido para realizar com minha turma do Pré II .


                              Projeto  de leitura : MALA SURPRESA


Justificativa: O projeto mala surpresa foi criado para ser um incentivo à leitura de forma divertida ,que além de estimular para a alfabetização fará com que a criança crie o hábito e o gosto por variados tipos de leitura .
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com variados tipos de textos.
Mas o diferencial deste projeto é a participação da família na elaboração e apresentação do projeto Mala Surpresa,sendo assim a família terá uma grande participação no processo de construção e escrita da criança .
Objetivos:
-Oferecer às famílias a oportunidade de compartilhar com as crianças sua construção de leitura e escrita de forma lúdica;
-Conhecer diversos tipos de textos;
-Desenvolver o hábito de ouvir com atenção ;
-Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos ;
-Enriquecer e ampliar o vocabulário.
Metodologia:
Oferecer ao aluno uma mala enfeitada para levar para casa ,onde a criança deverá juntamente com sua família escolher um texto que poderá ser uma música ,rima ,parlenda ,adivinha etc,e selecionar um objeto surpresa que esteja relacionado com o tema escolhido.
Dentro desta mala irá conter instruções que foram anteriormente passadas em reunião no início do projeto para todos os pais.
Como toda semana uma criança levará a mala para casa ,dentro da instruções constará a lista das malas já apresentadas para que não haja repetição do tema escolhido.
O aluno que adivinhar após várias dicas o conteúdo e texto da mala surpresa será o próximo a levar para casa ,mas poderá ser também através de sorteio.
Após a apresentação da mala surpresa pelo aluno e seu familiar trabalhamos em um bloco e no caderno de leitura o tema por uma semana.
Disciplinas:
-Linguagem oral ,escrita e plástica
-Matemática
-Sociedade e natureza 
Recursos:
-Mala enfeitada
-Bloco e cadernos para registrar os temas explorados
-Cds,dvds e pen drive
-Máquina fotográfica
Avaliação:
Por meio de registros de atividades que acontecerá no decorrer do projeto.
Culminância :
Exposição de todas as malas surpresas com material relacionado de cada aluno;
Apresentação da última mala surpresa que será da professora que conterá uma mudinha de árvore;
Apresentação de uma dança com o tema meio ambiente ;(relacionado com o tema da mala surpresa da professora)
Entrega de uma mudinha de árvore para cada aluno;
Entrega de um livrinho de histórias infantis para incentivar a leitura nas crianças.
---------------------------------------------------------------------------------


REGISTRO DAS MALAS SURPRESAS :

A sala de aula  é preparada para receber a visita da família  que acompanhará a aluno(a) sorteado no primeiro dia .
Fazíamos um meio círculo com os alunos e para a criança e a família deixava uma mesinha e cadeiras ao lado para expor a mala surpresa.


O primeiro momento era de  descontração onde fazia a  apresentação da família para as crianças  que já estavam ansiosas e eufóricas para tentar adivinhar  o texto e conteúdo da mala surpresa.
 Tento acalmar os pais que chegam um pouco tímidos dizendo que a presença deles neste dia é muito importante e que será inesquecível na vida de todos eles. Após as apresentações  iniciamos as perguntas junto com os alunos que estavam preparados em aulas anteriores. 
Iniciamos com perguntas do tipo: 
É uma parlenda? uma rima? uma poesia? uma música?  e o tema???é sobre animais? frutas? pessoas?é sobre alguma  data comemorativa? páscoa? índio? etc.
Após  descobrirmos o texto ,vamos para segunda etapa que será adivinhar o objeto referente ao texto.
Iniciamos com mais perguntas como: é duro? é mole? é doce? é salgado?é feito de madeira? plástico? etc...
Assim que é descoberto o texto e objetos a família juntamente com a criança expõe para a sala de aula.
 Após essa exposição eu incentivava  a classe participar também da leitura do texto ou se fosse música fazíamos uma roda cantávamos juntos e assim a interação e descontração da sala era muito grande.
No final da exposição a família preparava uma surpresa relacionada  com o conteúdo da mala para as crianças levarem de lembrança para casa.


REGISTRO COM FOTOS DAS FAMÍLIAS NA APRESENTAÇÃO DA MALA SURPRESA


















































































 



























































-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Culminância do Projeto Mala Surpresa: 
 Chegou o grande dia,a mala tão esperada da ''Pro Gi''

Cenário lindo!!!!
 Tema escolhido : Meio Ambiente
Lembrancinhas penduradas em uma árvore  que decorava o palco.
Cada latinha decorada continha uma mudinha de árvore para ser entregue no final da festinha .


Mala decorada da Pro Gi



Iniciamos a culminância com os registros das malas em um telão, e as famílias foram recordando aqueles momentos vividos em sala de aula ....foi emocionante !!!!




UFAAAA .....ENFIM CHEGOU A HORA !!!!!!

REVELAÇÃO DA MALA SURPRESA DA PRO GI



O que será que tem dentro da mala da Pro Gi???
Ahhhh, dentro da mala havia um vidro com muitas sementinhas 

Falamos rapidamente sobre a importância da preservação do meio ambiente  e logo após cada criança recebeu uma mudinha de árvore .


-Após expor os registros das malas e revelar a mala surpresa da professora realizamos uma dança para homenagear os pais.
O tema foi relacionado com a mala surpresa da Pro Gi

Dança : música de Aline Barros :  A Sementinha