segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ARTISTAS EM FORMA DE PROJETO


ARTISTAS EM FORMA DE PROJETO


Maria Clarete Bueno Silveira Pires de Almeida
Sandra Lembo Fernandes Martinez

“Artistas em Forma de Projeto” propõem um ensino mais significativo, que através do conhecimento global, leva o aluno a trabalhar a sensibilidade (agressividade e violência), criando uma consciência mais crítica da sociedade em que vive.
Esse projeto é o resultado de uma prática de trabalho, que foi procurar na teoria, através de pesquisas, os conhecimentos que fundamentam a utilização da imagem como possibilidade de ensino aprendizagem, usando como recursos as obras de artes dos artistas plásticos Cândido Portinari e Claude Monet.
Projeto favorece a organização do trabalho didático, integrando diferentes propostas curriculares. Pode ser utilizado em momentos específicos, envolvendo mais de um professor ou disciplina, ou mesmo, realizar-se dentro de uma única disciplina.
A organização dos conteúdos em torno dos projetos, neste caso “artistas plásticos”, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, possibilitando a articulação de diversos campos do conhecimento. Os professores planejam uma série de atividade com uma meta estabelecida, de tal forma que ao final, os alunos adquiram uma atitude reflexiva.
“ARTISTA EM FORMA DE PROJETO” vai mostrar um estudo que pode ser feito por alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1ª à 4ª série), e sua realização tem como objetivo, fazer com que as crianças despertem o interesse pela arte, tornando-se um indivíduo mais sensível (trabalhar com a emoção), e também com que ela perceba as diferenças que existem entre alguns artistas como: escola, técnica de pintura utilizada, material disponível da época, diferentes culturas, política...
Fazem parte desse projeto os artistas Cândido Portinari e Claude Monet.

1) Projeto Cândido Portinari

Este projeto está sendo desenvolvido com os alunos de educação infantil de uma escola particular de Sorocaba, devido a comemoração do centenário de nascimento do grande artista Cândido Portinari. As atividades propostas são trabalhadas em todas as áreas de estudo, através de material elaborado pela coordenação da escola e também sugestões dadas pela professora de Artes. Cada fase trabalhará uma tela de acordo com o esquema apresentado:

Mini e Maternal – O Circo

- O que é um circo
- Como surgiu
- Quais são os mais conhecidos
- Do que é feito
- Quem trabalha no circo
- Qual é a função do circo
- Por que Portinari fez essa tela

Sugestão de música para a apresentação: Palhaço / Circo

Infantil I – Bumba-meu-boi

- O que é um boi
- O que ele nos dá
- Onde vive
- Como é
- O que come
- O que é um bumba-meu-boi
- Como surgiu
- Onde tem
- Para que serve
- Como é
- Por que Portinari fez essa tela

Sugestão de música para a apresentação: Bumba-meu-boi (festas nordestinas)

Infantil I e II – Espantalho

- O que é um espantalho
- Do que é feito
- Para que serve
- Onde podemos encontrar
- Por que Portinari fez essa tela

Sugestão de música para a apresentação: Espantalho (Telma Chan)

Infantil II – O Mulato

- Mostrar as diferentes raças (negro, branco, mulato...) – trabalho com o pintinho ou rosas
- Pesquisar qual é a raça do aluno
- Mostrar que não deve existir o preconceito
- Mostrar os diferentes costumes que cada raça tem
- Mostrar as diferentes características físicas, mas que devemos respeitar
- Por que Portinari fez essa tela

Sugestão de música para a apresentação: Música criada pela própria professora

Infantil III – (Café)

- O que é
- Para que serve (bolo, café, tortas...)
- De onde vem (plantação) - fazenda
- Como se planta
- Como é o pé
- Como é o grão
- Mostrar o processo (grão, torrado, moído e por último coado)
- O que é fazenda
- Onde ficam as fazendas
- Quem são as pessoas que trabalham nas fazendas
- Por que Portinari fez essa tela

Sugestão de música para a apresentação: Música do Café (festa junina)
Infantil III – (Os Retirantes)

- Quem são
- Onde moram
- Por que se retiraram da sua cidade (fome, a miséria)
- O que eles querem encontrar no outro local
- Será que realizam seus desejos quando se retiram para outros lugares (luta constante)
- Ver se conhecem alguém que já fez isso
- Normalmente esse povo é nordestino. Quais são as maiores dificuldades que encontram lá?
- Por que Portinari fez essa tela

Sugestão de música para a apresentação: Música Asa Branca


Além dessas atividades, os alunos tiveram contato com os livros paradidáticos e também assistiram a peça de teatro “O Candim” que retrata a vida do artista em questão.


2) Projeto Claude Monet

Foi concluído já alguns anos com os alunos de educação infantil dessa mesma escola particular de Sorocaba. Como houve uma devolutiva muito interessante por parte das crianças que participaram, estamos retomando agora com os alunos de 1ª a 4ª série. As atividades propostas estão sendo trabalhadas em todas as áreas de estudo, através de material elaborado pelas professoras.

Sugestões de atividade

a) História e Geografia
- levantamento da biografia do artista / linha do tempo
- cidade natal (localizar no mapa)
- país de origem (diferenças, costumes...)

b) Português
- produção de texto
- interpretação de texto
- jogral
- livros paradidáticos

c) Artes
- releitura das obras
- reprodução das obras
- confecção de peça de teatro

d) Música
- composição em grupo de uma música ou rap

e) Informática
- Cd Room

f) Matemática
- situações problemas que envolvem o tema
g) Ciências
- estudo com plantas

h) Apresentação de fotos e fita de vídeo com algumas atividades que os alunos tiveram aqui na escola.

fonte: http://partilhandoideiasideais.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário