segunda-feira, 29 de julho de 2013

Projeto Livros no Celeiro



Projeto Livros no Celeiro



( Esse projeto é para as séries inicias, mas pode facilmente ser adaptado para a Educação Infantil)

TemaLiteratura 


objetivos


1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura. 


2. Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos.
DescriçãoTroca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com 


sugestões de leitura. Site BaseLeitura & EscritaDoce de Letra

Atividades - Livros no Celeiro 
atividades
Introdução - Apresentar o tema às crianças a fim de verificar o interesse. 1. Sensibilização do grupo para o projeto, relembrando as leituras feitas e lendo trechos de livros já conhecidos pelos alunos. 

  • 2.Dentro das "memórias bibliográficas": listagem dos livros lidos por cada aluno - através de visitas à biblioteca, consulta aos pais, colegas e professores. O ideal para esta atividade é estipular um número, mínimo e máximo de títulos, entre 10 e 30, para que o trabalho não se perca.


  • 3. Organização das "Memórias" por faixa etária: livros lidos quando estavam na Classe de Alfabetização, na 1ª série, na 2ª etc.

  • 4.Organização da turma em grupos de trabalho, para fazer um levantamento dos nomes dos autores e editoras de cada título e uma resenha de cada um. A resenha deve conter título, nome do autor e editora e um pequeno resumo da história, com indicação de faixa etária aproximada. Pode-se organizar as informações em fichas que fiquem à disposição, para consulta, numa caixinha ou nos próprios livros.

  • 5. Troca de informações com a escola parceira, enviando as resenhas, e registro dos livros mais lidos e de títulos desconhecidos. É interessante que os alunos possam trocar mensagens individualmente comentando os livros e/ou autores, de acordo com seu interesse. Estes comentários também podem ser registrados nas fichas de cada livro.


  • 6. Organização de uma "Ciranda de Livros", em que cada aluno deve levar para a escola alguns títulos de seu acervo pessoal, que ficarão disponíveis para empréstimo.



  • 7. Elaboração de um mural de sugestões, com as resenhas organizadas por autor ou faixa etária ou mesmo por seções - os mais lidos, histórias clássicas, poesia, as mais belas ilustrações etc.


  • 8. Envio de resenhas para o "Livros no Celeiro", que funcionará como um banco de dados.
  • 9. Avaliação do projeto, através de tabelas de empréstimos da biblioteca, registros em sala de aula e observações de pais, alunos e professores (ao longo do projeto e no decorrer do ano). 
Atividades Complementares 
1. Visita a bibliotecas públicas
2. Entrevistas com autores
3. Campanha de doação de livros
4. Organização de grupos de contadores de histórias 

Dicas para os Professores 

Aproveite o projeto para que seus alunos leiam, leiam muito: em grupos, sozinhos, com os pais, para outras turmas… Estimule sua curiosidade lendo pequenos trechos a cada dia, indicando temas de acordo com os interesses e outros títulos de um autor que tenha feito sucesso entre eles. A elaboração das resenhas é um excelente trabalho de redação e deve ser orientado de perto pelo professor, chamando a atenção para a necessidade de clareza das informações - é um texto informativo, para alguém que, teoricamente, não conhece a obra, mas, ao mesmo tempo, deve ser capaz de despertar no outro o desejo de conhecê-la. A revisão pode ser feita pelos alunos em grupos. Aproveite para trabalhar a matemática através de tabelas e gráficos de empréstimos de livros e leituras. 


Cronograma - Livros no Celeiro 

  • 1. Primeira semana Introdução e atividade
  • 1 2. Segunda semana Atividade
  • 23. Terceira semana Atividade
  • 34. Quarta e quinta semanas Atividade
  • 45. Sexta semana Atividade
  • 56. Sétima e oitava semanas Atividade
  • 67. Nona semana Atividades 7 e 8 
    fonte:http://www.edukbr.com.br

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