quarta-feira, 22 de maio de 2013

IDEIAS PARA SALA DE AULA


ROTINA DIÁRIA
     
A ROTINA é importante, pois ajuda a criança a identificar as atividades diárias, bem como a saber, que em tal dia haverá hora da novidade, aula de informática. Em dois dias na semana, haverá aulas de Educação Física e Artes. Compreenderá que brincadeiras, hora da Leitura e atividades escritas acontecerão diariamente. Esta atividade ajuda a criança a se organizar e participar ativamente das atividades seguindo a rotina.

CHAMADA
   
Na CHAMADA, cada bonequinho terá o nome de uma criança (meninos e meninas).
No início da alfabetização isso torna-se importante, pois a criança atribui grande significado as letras de seus nomes, usando-as para a aprendizagem de novas palavras.
INCENTIVO DE PARTICIPAÇÃO DOS MENINOS
     
JOGO DE FUTEBOL PARA OS MENINOS: A cada dia da semana que o aluno apresentar boa participação nas atividades em sala de aula, receberá no final da tarde uma bola (com velcro). Na sexta-feira, poderá fazer o gol, se o fizer, ganhará um prêmio (lápis, borracha, livros de histórias...)

INCENTIVO DE PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS
MORANGUINHO PARA AS MENINAS: O procedimento é o mesmo dos meninos, as meninas a cada dia ganharão um morango, tentando levá-los à Moranguinho (no centro do E.V.A). Vence quem entregar os Morangos à Moranguinho.
Cada jogador de futebol será identificado com o nome do aluno. E cada Moranguinho, também será identificada com o nome de uma aluna.

 JANELA DO TEMPO
No final do mês poderá ser contado juntamente com as crianças, dias de chuva, dias de sol, dias nublados... Podendo no final fazer um gráfico e compará-lo com os outros meses. Isso ajuda a criança a desenvolver sua noção temporal, espacial, além de ser uma maneira divertida para aprender matemática, analisando e construíndo gráficos.


 JANELA PARA APRESENTAÇÃO DE TEATRO COM FANTOCHES
 
Ótima sugestão para desenvolver a oralidade e facilidade de se expressar. Uma maneira divertida de entrar no mundo da fantasia. Um mundo mágico da Leitura expressa através da contação de histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário